A Criolipólise

Criolipólise é a técnica inovadora para eliminação de gordura localizada. Criada na Universidade de Harvard, a criolipólise é o método mais recomendado atualmente para eliminar gordura localizada sem necessidade de cirurgias plásticas.

A técnica pode ser aplicada não necessariamente por um médico, pois o tratamento pode ser feito por um terapeuta ou por esteticista habilitados.

O tratamento, feito em consultórios e clínicas de estética, promove uma destruição das células de gordura (adipócitos) através do resfriamento controlado por um equipamento de criolipólise.

O profissional posiciona o aparelho sobre a parte do corpo a ser tratada. Uma manta umedecida é colocada entre a superfície da pele e um manípulo do aparelho para protegê-la.

A máquina promove então uma sucção a vácuo da pele entre dois painéis dentro desse manípulo, que realizam o congelamento.

A pele tracionada, num primeiro e breve momento é aquecida, depois, gradativamente vai resfriando e, aos poucos, é congelada ficando entre 40 minutos à uma hora (de acordo com a necessidade do paciente) a uma temperatura aproximada de -5°C a -11°C.

A gordura é mais sensível ao frio que os demais tecidos, logo o dano ocorre especificamente nos adipócitos, poupando a pele e músculos, que estão protegidos pela manta lubrificada.

A gordura sofre cristalização, as células adiposas são destruídas e posteriormente eliminadas pelo sistema imunológico, via sistema linfático.